sábado, 31 de outubro de 2009

IMPORTÂNCIA DO TRABALHO COM O GÊNERO TEXTUAL

Sabemos o quanto o uso e valor da linguagem são exigidos determinados, perante as demandas da sociedade, requer leitura e escrita cada vez mais eficaz. Sendo assim a escola deve se preocupar mais ainda com o que tem para oferecer de acesso ao conhecimento, viabilizar práticas onde o aluno possa ter contanto com um universo de textos, e escolher-lo o gêneros adequado conforme sua necessidade. Esta deve ser uma prática sistematizada em todos os anos escolares, desde educação infantil.
Escolhemos o gênero poema, porque já temos um trabalho sistematizado onde são trabalhados todos os anos nesta escola. (Anita Marques Dourado). Sentimos nos seguras em está nos compartilhado um trabalho possível de ser realizado; e acreditamos que, sendo bem planejado, visando realmente às especificidades de cada grupo, para que de fato atenda a necessidade real de cada aluno inserido no grupo, a aprendizagem de qualidade tão desejada acontece.

TRABALHANDO COM GÊNERO TEXTUAL POEMA
Esquemas didáticos possíveis de trabalhar com o gênero textual poema

1. Organizar a presença freqüente e constante de poemas, canções, refrões, adivinhações, versinhos, etc. Em aula.
2. Selecionar a poesia que será lida/ escrita de acordo com as necessidades do grupo, com a qualidade do texto, o interesse do conteúdo, adequação aos temas de trabalhos. (temas transversais).
3. Leitura expressiva pelo professor, enfatizando a rima, o ritmo, a musicalidade do poema. Comentário coletivo: Sentido do poema, relação do sentido com as imagens poéticas, a beleza, o ritmo, a rima, etc. Comentar a estrutura do poema.
4. Memorização e recitação. Na recitação do poema, respeitar o ritmo, a entonação, o respeito as característica do poema.
5. Leitura e interpretação pelos alunos. Se o poema for memorizado, a atividade de lê-lo é muito útil para a aprendizagem das características do sistema alfabético e da decodificação. Ao saber o que o poema diz, a criança pode deter-se na análise da relação entre o que diz e o que está escrito, vendo a correspondência entre o som e a escrita: Tamanho, variedades, letras conhecidas, etc.
Se o poema não está memorizado, ao lê-lo, deve se observar suas características: Separação em versos rima estrofes, ordenação da frase, etc. Além disso, a interpretação do poema requer com freqüência explicações adicionais e comentário do sentido figurado associações poéticas entre objetos e imagens, comparações, etc.
Um poema conhecido, ou memorizado, permite uma atividade muito rica como a de reconstruí-lo a partir dos fragmentos desordaenados pelo professor, usando os indicadores textuais (Maiúscula, localizadores temporais, etc).
6)Escrita e reescrita do poema:
Em poemas memorizados:
As crianças podem escrever o título, completar lacunas no texto, etc.
Após recordar o poema, recitando-o,pode ser escrito individualmente ou por duplas.A reescrita de poema por dupla facilita o controle do que dita sobre a adequação do que se vai escrevendo,com correção entre iguais, no próprio processo de escrita.
Correção, passar a limpo, edição, se for o caso.
Criação de poemas originais:
Muitas vezes, os poemas lidos em aula possuem uma estrutura fácil e repetitiva: Quadrinhas, poemas encadeados, adivinhações, etc. Após observar, discutir, comentar, etc. Estas características, as crianças, a partir de cinco anos, podem escrever poemas originais á maneira do modelo, aplicando os mesmos recursos e características a outros objetos e/ou situações.

Com certeza há outras atividades que aqui não foram citadas. Mas acreditamos que este seja um pré-planejamento, e que para cada grupo desde a Educação infantil ao 5º ano, algumas destas sugestões atividades poderão ser realizadas nestes grupos.

sexta-feira, 16 de outubro de 2009

COMPUTADOR PARA TODOS

O Governo Federal iniciou em 2003. O projeto computador para todos. Este é mais um projeto do programa inclusão digital, instalado na gestão do Presidente Lula. O objetivo principal possibilitar a população que não tem acesso ao computador possa adquirir um equipamento de qualidade, com sistema operacional e aplicativos em software livre, que atendam ao máximo às demandas de usuários, além de permitir acesso à Internet.
Quem adquirir o Computador para Todos, terá o direito a suporte, tanto para atendimento técnico (problemas com hardware, defeitos de fabricação, etc.), como para o uso dos aplicativos. Para facilitar a compra do computador, o Governo Federal disponibilizará linhas de financiamento mais viáveis.
O Computador para Todos deverá ser comercializado pelo preço máximo, ao consumidor, de R$1.400,00.